A recolha de uma assinatura eletrónica digital, através do iPortalDoc, permite às empresas reduzirem a dependência e circulação dos documentos em suporte papel. Esta possibilidade da desmaterialização das assinaturas, que permite que os documentos circulem em formato eletrónico, confere à gestão dos processos uma eficiência e rapidez fundamental e que é reconhecida como uma necessidade transversal a quase todos os setores de atividade.
A assinatura digital de documentos permite agilizar os processos organizacionais que não ficam parados sempre que é necessária a recolha de uma assinatura.
Uma vez que a solução para a recolha de uma assinatura digital qualificada tem por base o iPortalDoc, além da assinatura digital de documentos são também asseguradas as tarefas de criação, partilha e arquivo dos documentos em formato eletrónico.
Na área da saúde a recolha do consentimento informado do paciente, por meio da assinatura digital de um documento em formato eletrónico permite, não só, que o papel seja eliminado como assegura a sua validade para efeitos do cumprimento com a legislação da proteção de dados pessoais. Além disso, a informação mantida em formato eletrónico é facilmente acessível e preservável.
A celebração de negócios à distância, ou até mesmo o recrutamento, que exige a assinatura de contratos entre as partes, é mais um dos exemplos em que a assinatura digital de documentos imprime uma maior celeridade e agilidade na formalização de todo o processo contratural, onde é exigida uma assinatura digital qualificada.
Já nas faturas que circulam por via eletrónica uma assinatura digital qualificada é obrigatória. A assinatura digital qualificada de documentos de faturação é a única forma de lhes conferir os requisitos exigidos por lei no que respeita à autenticidade do emissor e à integridade do próprio documento.