Há alguns anos que Portugal deu início ao processo de Transformação Digital na Administração Pública, que pretende acabar com a utilização do papel. O projeto visa a desmaterialização definitiva dos processos administrativos e comunicações do Estado, passando à sua completa digitalização.
Uma das áreas que tem dado importantes passos, nos últimos anos, neste caminho de Transformação Digital na Administração Pública, é a área da Saúde. Numa tentativa de terminar com os processos tratados em papel, várias unidades de saúde têm procurado o iPortalDoc para tratar da desmaterialização das assinaturas dos utentes e dos profissionais de saúde. A assinatura de documentos por parte dos utentes, nos balcões das unidades através de signing-PADs, e a assinatura legal de documentos por parte do clínico, com recurso à Chave-Móvel-Digital ou ao Cartão de Cidadão, são alguns dos exemplos que contribuem para a simplificação e agilização dos processos hospitalares.
O projeto dá aos utentes a possibilidade de assinar documentos de forma descentralizada, e aos profissionais ganhos de eficiência, uma vez que o documento é automaticamente armazenado e fica disponibilizado no respetivo processo (clínico ou administrativo). Este constitui um dos grandes avanços da Transformação Digital na Administração Pública, numa área tão sensível como a da saúde.
Adicionalmente, a Transformação Digital na Administração Pública representa um importante passo para a gestão do arquivo, controlo e comunicação automática dos documentos, promovendo uma maior eficiência nos cuidados de saúde prestados. A assinatura legal em processos internos associados à desmaterialização dos próprios processos, aumenta a eficiência na execução dos mesmo e permite “eliminar” distâncias entre os utentes e as unidades de saúde.
A eficácia da utilização do iPortalDoc na área da Saúde é comprovada pela avaliação efetuada pelos próprios utentes, com indicadores muito positivos do seu nível de satisfação.
E num mundo cada vez mais tecnológico percebemos que a utilização do papel é dispensável em muitas atividades. É essa uma das razões pela qual a Administração Pública tem vindo a trabalhar o processo de Transformação Digital.
Além de todas as vantagens da Transformação Digital na Administração Pública, esta estratégia ainda contribui para a sustentabilidade, eficiência e produtividade. Sendo que, os benefícios vão desde a desburocratização das atividades até à economia de recursos.
Como é sabido, os setores públicos tradicionais são conhecidos por serem ambientes com pilhas enormes de processos e documentos, com salas cheias de arquivos, pastas, prateleiras e armários. Além de ocuparem espaço físico, esses materiais exigem manutenção e muitos recursos. Com o iPortalDoc a trabalhar no processo de Transformação Digital da Administração Pública, o objetivo é tervuma “Administração Papel Zero”, capaz de eliminar ou reduzir significativamente o uso de papel e melhorar a gestão de recursos.
AGENDAR DEMO
Transformação Digital
na Saúde
Para dar início ao processo de Transformação Digital na Administração Pública primeiro é necessário escolher a Solução Tecnológica que melhor atenda as necessidades de cada área. Ao mesmo tempo, garantir que escolhe uma Solução que disponha de uma equipa especializada e próxima que atenda todas as necessidades de suporte, em cada etapa da implementação.
O plano de ação interno serva para definir as metas a serem cumpridas, sejam elas relativas a recursos a usar, falhas a eliminar ou processos a tramitar. É também muito importante definir quando se se dará início ao projeto de Transformação Digital, e impor um limite para que a administração passe a ser 100% eletrónica, ou o mais próximo disso possível.
É muito importante criar ações de consciencialização sobre a importância do uso de Soluções Tecnológicas para a promoção da Transformação Digital na Administração Pública.
Mostre as vantagens que ela traz para os processos internos e como irá facilitar o dia a dia de todos os funcionários.
Abra espaço para dúvidas e sugestões, uma vez que, os funcionários são quem melhor sabe onde a rotina dos serviços falha. E por fim, escolha uma empresa que seja capaz de formas os utilizadores da Solução.
A implementação do Solução é a fase em que se vai dar início à tramitação dos documentos em suporte físico para o digital, e começar a fazer a gestão destes mesmos processos de forma desmaterializada.
Para começar, pode definir um setor ou área para dar início a esta transição digital, para que gradualmente todos os processos passem a ser geridos integralmente pela Solução Tecnológica.
Avalie o sistema implementado para a Transformação Digital da Administração Pública, a partir de metas definidas aquando do planeamento. Para isso, é preciso acompanhar de perto toda a transição e entender se, de facto, os objetivos estão a ser cumpridos.
Ao focar o objetivo na Transformação Digital dos Serviços da Administração Pública são inúmeros os benefícios alcançados, entre eles:
Se, à semelhança do processo de Transformação Digital da Administração Pública, pretende dar início à transformação digital da sua empresa, sugerimos-lhe que comece por experimentar uma plataforma tecnológica que permita a gestão digital de todos os processos, o que pode conseguir com o iPortalDoc. Esta poderosa ferramenta de Gestão Documental e de Processos com Workflows é fabricada em Portugal pela IPBRICK.
O iPortalDoc funciona On-premises e em Cloud Privada, estando preparado para ajudar todo o tipo de empresas e instituições neste processo de Transformação Digital. Permite-lhe inserir documentos, associá-los entre si ou a emails, encaminhar um ou vários documentos em simultâneo, com e sem ação pendente, ligá-los em diferentes pastas ou consultar documentos associados.
Não perca a oportunidade de transformar a forma como a sua empresa/organização trabalha, com o iPortalDoc, e garanta: